Bastidores

Conheça nossa História, Visão e Missão

O que é o Bastidores - Dança, Pesquisa e Treinamento

Preparando o futuro

Nossa
missão

Nossa missão é diminuir a lacuna existente entre a teoria da ciência e a prática da dança. Produzir e disseminar conhecimento nas áreas das ciências da dança por meio de cursos e capacitações.
Aumentar o desempenho dos bailarinos no palco e auxiliar a manutenção de uma carreira longa e saudável. Visamos ser a principal referência em ciências da dança no mundo.

No Bastidores que Você se Prepara para Entrar em Cena.”

Um pouco de história

BASTIDORES – DANÇA, PESQUISA E TREINAMENTO

O primeiro centro de treinamento especializado na preparação física de bailarinos do Brasil embasado em um método registrado e patenteado

Fundação: dia 18 de setembro de 2013, então chamando Bastidores Centro de Treinamento Personalizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

2013 – Bárbara Pessali-Marques, na época, única professora responsável por todos os alunos (aproximadamente 30) que treinavam individualmente em grupos de até 3 alunos por horário utilizando o programa de treinamento específico para bailarinos desenvolvido e patenteado por ela, o “Best Performance and Movement”.

2014: Novos alunos surgiram e com eles, novas contratações de estagiários e professores fizeram-se necessárias.

2015: Ampliação do espaço dobrando a capacidade de funcionamento.

  • O método Pilates foi acrescentado no método do Bastidores juntamente com um profissional de educação física e um fisioterapeuta atuando em conjunto, tornando o método multidisciplinar.
  • A criadora do método, já então mestre em Ciências do Esporte, foi buscar mais conhecimento da área da Ciências da Dança recebendo uma bolsa integral financiada pela CAPES – Programa de doutorado pleno no exterior/Governo Brasileiro para desenvolver suas pesquisas na Inglaterra.

2016: Em 2015 a economia contraiu-se em cerca de 3,8% e outros 3,6% em 2016 e uma fase turbulenta estava se aproximando, não só para o Bastidores, mas para muitas empresas de pequeno porte no Brasil. Esta situação fez com que o Bastidores mudasse para uma sede de menor porte para não deixar os bailarinos sem cuidado e treinamentos.

2017: Mudança de sede novamente, dessa vez para Brumadinho onde passou a atender com a parceria do Espaço Viverde.

  • Passou a se chamar Bastidores – Dança, Pesquisa e Treinamento incluindo investimento em pesquisas na área da Dança, podendo assim, realizar treinamento e qualificação através do Licenciamento do método “Best Performance and Movement”. Ampliou então, o acesso dos bailarinos aos treinos do método para mais de 8 oito estados do Brasil.
  • O Website foi criado para ampliar mais ainda o alcance dos resultados da pesquisa da Equipe Bastidores e continuar ainda, alcançando mais bailarinos pelo Brasil afora.

2018: Cursos, videoaulas e muito conteúdo teórico foi sendo acrescentado no site do Bastidores para a diminuição da lacuna entre a teoria da ciência e a prática da dança.

2019: Parceria fundamental e o investimento da nova sócia Luciana Bruschi, que trouxe muito mais que seu conhecimento e experiência na Fisioterapia da Dança, ampliando a empresa.

2020: A pandemia que assolou o mundo trouxe maior procura por materiais online e o Bastidores foi referência em lives e aulas práticas para que os bailarinos pudessem continuar seu aprendizado teórico e prático com eficiência. 

2021: Ampliação do site e Lançamento da Plataforma de Ensino a Distância Bastidores contando com cursos e videoaulas não só da Equipe Bastidores como também de professores e pesquisadores nacionais e internacionais.

Já foi-se o tempo em que bailarino era apenas um repetidor de movimento

Só dançar não é suficiente

No Brain No Gain

Dance comCiência