Na dança a imitação é um recurso muito importante e utilizado por professores e coreógrafos. Essa forma de aprendizado também está presente na infância e nos acompanha durante toda a vida. O termo apropriação contém vários significados, e um deles é apropriar para si mesmo algo de outro, no caso da dança pode ser também imitar um movimento, sequência coreográfica, estilo, técnica e etc.
Somos influenciados diretamente ou indiretamente o tempo inteiro. Uma propaganda na televisão, uma música que toca em um vídeo, os movimentos coreográficos presentes em um clipe de um artista que gostamos e muito mais. Essa ação faz com que a gente aproprie e seja apropriado o tempo todo. Mas e quando esse processo vai além de uma influência e vira cópia? Ou plágio? É possível as obras do artista da dança serem resguardadas legalmente? Pensando em responder estas perguntas e esclarecer outras dúvidas, propomos este curso para refletir sobre alguns conceitos que envolvem apropriação e direitos autorais na dança.
Este curso é destinado a professores de dança, bailarinos, artistas e pessoas interessadas em saber quais são as diferenças entre apropriação e inspiração na dança e o que é o direito autoral.
Professora Bhia Fidelis
O que está incluído?
2 Videoaulas (26 e 31 minutos cada)
Material em PDF
Certificado
Grupo de discussão
Comente aqui o que achou do curso!